ache aqui sua vaga

Custom Search
Custom Search

3 de fev de 2010

aposetadoria perguntas frequentes

User-agent: Mediapartners-Google*
Disallow:
Perguntas freqüentes


Por que fazer um plano de aposentadoria?
O valor a receber da previdência oficial - excluindo os servidores públicos, que se aposentam com salário integral - é baixo e não garante a manutenção do seu padrão de vida e de sua família. Por isso, é importante buscar, ao longo do seu período de atividade, guardar recursos para complementar sua renda na aposentadoria e assegurar o seu padrão de vida no futuro.
Qual o valor de renda ideal?
O recomendado pelos especialistas para uma aposentadoria segura e estável, é contar com um valor equivalente a 70% da sua renda atual. Você pode rever o valor de contribuição sempre que sua remuneração aumentar e seu padrão de vida crescer, assegurando uma situação mais confortável.
Quando devo contratar meu VGBL ou PGBL?
Quanto mais cedo você iniciar o seu plano melhor. Assim, você terá de contribuir com menos para atingir a renda de aposentadoria desejada. Para exemplificar, por conta do efeito dos juros e das suas contribuições, se você contratar um plano aos 25 anos terá uma renda de aposentadoria 2,5 vezes maior do que um segurado que entra aos 35 anos com as mesmas condições.
Eu posso suspender minhas contribuições?
Você pode. O dinheiro aplicado até o momento continuará a render normalmente e o seu PGBL não será cancelado. Nesse caso, as simulações sobre os valores de aposentadoria ficam inválidas e você terá dificuldade de atingir a renda desejada inicialmente. Eventuais garantias complementares à renda de aposentadoria serão interrompidas. No caso do VGBL, por exemplo, as garantias contratadas ficam suspensas e a seguradora não é obrigada a pagar indenização decorrente do seguro. Você também pode sacar os recursos, sendo tributado.
Posso efetuar resgates antecipados no PGBL ou VGBL?
Você pode resgatar parcial ou totalmente os valores acumulados, após cumprir um pequeno período de carência, previsto no contrato. Porém, ao sacar, serão deduzidos os impostos previstos por lei, que podem ser elevados, e o encargo de saída sobre o valor bruto do resgate. Portanto, atenção aos contratos. Além disso, em caso de resgate parcial, evidentemente, a sua reserva diminui, influenciando diretamente o valor da sua renda de aposentadoria.
Devo fazer um PGBL para meus filhos ou dependentes?
O PGBL é uma alternativa de investimento para acumular recursos e planejar os estudos ou o início da vida profissional de seus filhos e dependentes. Mas, é preciso planejamento para iniciar os saques com a menor alíquota de Imposto de Renda. Também é necessário lembrar que, no caso do PGBL, o limite total de dedução para planos de aposentadoria, próprios e de dependentes, é de 12% da Renda Bruta Anual Tributável.
Já tenho um plano de previdência em outra seguradora. Posso transferi-lo para outro PGBL? O que é portabilidade?
Sim, basta entrar em contato com o seu corretor. A portabilidade é a transferência da reserva financeira constituída pelo participante em um plano de previdência para outro plano ou fundo de investimento PGBL. Nessa transferência não incidem despesas administrativas ou Imposto de Renda. Mas, há a Taxa de Saída sobre o valor total da portabilidade. Portanto, novamente, é preciso atenção aos encargos previstos nos contratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esta a procura de uma vaga ? deixe aqui seu contato .
BOA SORTE!!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens populares

pesquise aqui sua vaga de emprego

Custom Search

Minha lista de blogs

Seguidores

Google+ Followers

Follow by Email