ache aqui sua vaga

Custom Search
Custom Search

11 de fev de 2010

APRENDER A APRENDER ?

User-agent: Mediapartners-Google*
Disallow:

APRENDER A APRENDER ?

A habilidade de aprender é básica e fundamental para tudo em nossa vida. Entretanto, existe muito pouca informação ou livros que ensinam como aprender
Quando somos alunos, a capacidade de aprender rapidamente influencia muito as notas obtidas, a qualidade da nossa educação e as escolhas para uma carreira. Na vida profissional, isto é, quando já trabalhamos em uma empresa, a facilidade em aprender novas operações ou novas técnicas pode aumentar muito as chances para promoções. Também poderá abrir novos horizontes como, por exemplo, aprender uma nova profissão no próprio local de trabalho. Tudo isto irá aumentar sua renda e seu sucesso profissional. O desenvolvimento das habilidades de aprender e de reter na memória irão efetivamente melhorar sua vida profissional, pessoal e financeira.
Este artigo tem como um dos seus objetivos sensibilizar nossos alunos para a importância estratégica de APRENDER A ESTUDAR. Este conhecimento irá ajudar você em toda sua vida pessoal, profissional e financeira.

Por que necessitamos aprender a aprender ?

Existem várias razões. Vejamos algumas delas.
1- Uma primeira razão é que o aprendizado conduz ao emprego.
2-Outra razão é que quem sabe aprender e estuda terá um bom salário pois consegue melhor qualificação profissional e intelectual.
3- Quem tem capacidade de aprender rápido poderá se atualizar mais facilmente, aprender novas tarefas em seu emprego atual e estar preparado para promoções.
4-Se você é considerado uma pessoa que aprende rápido, novas oportunidades irão surgir em seu emprego atual.
5- Se você tem capacidade de aprender, você terá condições de se adaptar às novas situações de trabalho que surgem e se alteram continuadamente. Lembre que adaptabilidade e aprendizagem rápida são duas exigências do mercado de trabalho atual
6- Se você PARAR de aprender em muito pouco tempo você estará desatualizado. Não seja uma peça de museu. Use sua capacidade de aprendizado para manter-se atualizado.
7-As profissões e as tecnologias estão em modificações constantes. Isto requer pessoas com capacidade de aprender novas técnicas e manter-se atualizado.
8- Se você tem capacidade de aprender rapidamente você poderá fazer uma infinidade de coisas na vida, aprender várias profissões, saber fazer vários serviços etc.

Qual é o seu estilo de aprender ?
Se você já assistiu a uma aula ou apresentação e ficou pensando porque não consegue lembrar de nada que o palestrante ou professor falou, você não está sozinho. Se você tem um estilo de aprender visual e esteja assistindo um curso que é só falado, você não conseguirá prestar atenção ou se interessar pois não existe um casamento entre seu estilo de aprendizado e a forma como o curso é ministrado (só falar).
Cada um de nós aprende de uma forma bem particular e conhecer os vários estilos de aprender e, principalmente, qual é o seu estilo em particular é CRUCIAL para toda sua vida. Poderá até significar a diferença entre uma vida de sucesso ou de total fracasso.
As pesquisas indicam que, em geral, as pessoas aprendem das seguintes formas:
10% do que lemos
20% do que ouvimos
30% do que vemos
50% do que vemos e ouvimos
70% do que conversamos com outras pessoas
80% da nossa experiência pessoal
90% do que ensinamos para outra pessoa.

Para estudar e aprender eficientemente você deve conhecer exatamente como você aprende, isto é, seu estilo de aprender. Este estilo, que nasceu com você, é o modo preferencial que você usa ao aprender e não tem nada a ver com seu grau de inteligência e sim com o modo com que seu cérebro funciona para aprender.
Não existe um estilo de aprender que seja o melhor. Cada pessoa tem seu estilo de aprendizado próprio, isto é, sua maneira muito particular de aprender uma nova informação. O que é muito importante é que cada um saiba bem claramente qual é a sua melhor forma de aprender, isto é, como o seu cérebro funciona para aprender um determinado assunto. Se você conhece a melhor forma de você aprender, você saberá estudar de uma forma que irá lhe ajudar muito em fazer provas ou aprender uma nova profissão.
A maior parte das pessoas tem um dos seguintes estilos: visual, auditivo ou físico. Se você souber qual é o seu estilo, isto irá ajudar a aprender muito rapidamente pois irá saber o que fazer para facilitar seu aprendizado e compreensão do assunto. Em resumo, você deve procurar formas de estudar que são baseadas no seu estilo de aprender.
Vejamos um exemplo simples: Como você lembra de um número de telefone ?
Se você tem um estilo de aprender “Visual” você prefere ver os números que aparecem no painel do telefone ou prefere escrever e ver os números escritos em papel. Em uma aula irá prestar mais atenção quando o professor apresentar quadros visuais. Se você tem este estilo, faça ilustrações ou desenhos relacionando o tópico que está aprendendo. Use cores para enfatizar a informação importante.
Se você tem um estilo de aprender “Auditivo” irá preferir que alguém diga e você ouça o número. Este estilo de aprender prefere ouvir do que ler a informação. Normalmente as pessoas com este estilo terão uma boa performance em uma discussão, ou debate porém têm problemas em aprender a informação que deve ser lida. As pessoas com este estilo devem gravar as aulas, ler textos em voz alta e criar pequenas músicas que ajudem a memorizar a informação.
Se você tem um estilo de aprender “Físico” você irá preferir fazer com que seus dedos digitem o número no telefone sem olhar no telefone. Neste estilo mover e tocar são essenciais. Este tipo de pessoa não consegue ficar sentado e parado. Necessita de usar as mãos para estudar e aprender; necessita de várias paradas no estudo e muitas vezes ficar em pé. Interagem melhor através do contato manual e corporal, costumam ter gosto pela prática de esportes, dança, invenção e construção de algo.
É importante esclarecer que uma pessoa pode apresentar mais de um estilo de aprendizagem, isto é, um estilo primário dominante e um outro estilo secundário.
Tente agora definir o estilo que mais se adapta a você. Tente lembrar de situações onde não conseguiu entender quase nada. Tente saber as razões e relacione com os diferentes estilos de aprender. Utilize este conhecimento para tornar o seu aprendizado o mais fácil e natural possível

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esta a procura de uma vaga ? deixe aqui seu contato .
BOA SORTE!!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens populares

pesquise aqui sua vaga de emprego

Custom Search

Minha lista de blogs

Seguidores

Google+ Followers

Follow by Email